Metodologia

Metodologia

    A realização do curso se dará durante 8 meses onde teremos:
1° seminário: “Uma viagem a cultura ao Marajó, conhecendo a historia e arte do povo Marajoara" 
O seminário tem como finalidade realizar um pequeno resgate da historia da cultura ancestral  marajoara e seus desdobramentos na historia contemporânea.



2° Aula inaugural de apresentação  da metodologia do curso
Neste espaço apresentaremos aos discentes como se dará a metodologia do curso, a equipe pedagogia que estarão acompanhando a turma e as datas, local e horário de realização das aulas.

3° Desmistificando o conceito de culturas indígenas.
Apresentar ao publico alvo uma contextualização geral da sociedade indígena, suas simbologias e cosmogonias, além de toda dinâmica social do grupo.
Sua organização social e histórica, além de apresentar uma possível construção de sociedade marajoara.
Essa aula será expositiva, com auxilio de imagens e textos para discussão em sala.


4° Estudo das possíveis cosmogonias e simbologias na cultura Marajoara
Aprofundar o publico alvo, nos conceitos de religiosidade e cultualidade indígena, utilizando da temática indígena como foco central dos desdobramentos de estudo.
Estudar a simbologia e a cosmogonia é o papel que essas duas tinham no contexto de uma sociedade indígena, seus desdobramentos desde do espiritual ao profano no cotidiano desses grupamentos humanos.
A aula de dará de forma expositiva com uso de projeção de imagens e textos para embasar a apresentação.

5° Pinturas corporais  linguagem gráfica Marajoara.
Através do estudo grafismo marajoara e suas aplicações praticas no cotidiano indígena (nomeação de clãs, especificação de classe social, divisão etária, etc) através do uso de pinceis e tintas elaboraremos uma oficina de criação artística, criando padrões a serem pintados utilizando meios da própria flora da UFRuralRJ (Urucum e seiva de jenipapo) e tintas guaches para completar os traçados.
Aula se dará em um primeiro momento teórica (expositiva), para confecção das temáticas em papel e lápis, depois partiremos para a pintura corporal ao ar livre.


6° A arte marajoara na construção de uma identidade nacional
Aula expositiva abordando a utilização da temática indianista na construção de uma identidade nacional, a sua influencia no Art-decô brasileiro, sua utilização por intelectuais e artistas desde das primeiras décadas do século XX.

7° Reconhecendo os artistas que usam das temáticas indianistas
Nessa aula serão apresentados ao publico alvo, uma coletânea de artistas brasileiros que fizeram da temática indígena forte influencia na sua estética, contextualizando seu processo criativo e como sua influencia culminou na divulgação da cultura indígena internacionalmente.
Aula expositiva com auxilio de imagens e texto para embasar a apresentação.

8° Produção contemporânea da arte popular  marajoara
Introdução sobre a releitura da estética Marajoara sendo usada pelos artesãos contemporâneos do estado do Pará, contextualizando sua criação pelo artesão mestre Cardoso e todos os desdobramentos seguidos a partir de 1960, tecer uma correlação entre ancestralidade e a contemporaneidade e suas demandas na sociedade atual ocidental.
Aula expositiva com uso de texto com referencias bibliográficas.

9° Feira de Icoaraci e a função do artesão , e, construção de esculturas
Aula pratica/teórica falando sobre a criação do polo de Icoaraci e sua demanda industrializada em contrapartida a elaboração ao padrão indígena ancestral e sua queima artesanal, abrir dialogo sobre essa apropriação “Ate onde podemos classificar o artesanato Icoraciano, como uma forma de estética indígena?”
Em um segundo momento, teremos a confecção de cerâmicas de forma artesanal ministrado pelo discente Rafael Grillo, do curso de cerâmica do CAC e uma queima de forma caracteristicamente indígena em parceria com o grupo de extensão CoAr.

10° Inter vivência e encerramento do curso
Este realizar um espaço de formação multidimensional e intercultural, pois através da convivência com as populações pretendemos provocar nos educando um maior incentivar a pesquisa acadêmica, a partir de ações de ensino e extensão.

A Inter vivência ocorrerá no estado do Pará em especial nos municípios de Belém e na Ilha de Marajó

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