Metodologia
A realização do curso se dará
durante 8 meses onde teremos:
1° seminário: “Uma viagem a cultura ao Marajó, conhecendo a historia e arte do povo Marajoara"
O seminário tem como finalidade realizar um pequeno resgate
da historia da cultura ancestral marajoara e seus desdobramentos na historia
contemporânea.
2° Aula inaugural
de apresentação da metodologia do curso
Neste espaço apresentaremos aos discentes como se dará a
metodologia do curso, a equipe pedagogia que estarão acompanhando a turma e as
datas, local e horário de realização das aulas.
3° Desmistificando
o conceito de culturas indígenas.
Apresentar ao publico alvo uma contextualização geral da
sociedade indígena, suas simbologias e cosmogonias, além de toda dinâmica
social do grupo.
Sua organização social e histórica, além de apresentar uma
possível construção de sociedade marajoara.
Essa aula será expositiva, com auxilio de imagens e textos
para discussão em sala.
4° Estudo das
possíveis cosmogonias e simbologias na cultura Marajoara
Aprofundar o publico alvo, nos conceitos de religiosidade e
cultualidade indígena, utilizando da temática indígena como foco central dos
desdobramentos de estudo.
Estudar a simbologia e a cosmogonia é o papel que essas
duas tinham no contexto de uma sociedade indígena, seus desdobramentos desde do
espiritual ao profano no cotidiano desses grupamentos humanos.
A aula de dará de forma expositiva com uso de projeção de
imagens e textos para embasar a apresentação.
5° Pinturas corporais linguagem gráfica Marajoara.
Através do estudo grafismo marajoara e suas aplicações
praticas no cotidiano indígena (nomeação de clãs, especificação de classe
social, divisão etária, etc) através do uso de pinceis e tintas elaboraremos
uma oficina de criação artística, criando padrões a serem pintados utilizando
meios da própria flora da UFRuralRJ (Urucum e seiva de jenipapo) e tintas guaches
para completar os traçados.
Aula se dará em um primeiro momento teórica (expositiva),
para confecção das temáticas em papel e lápis, depois partiremos para a pintura
corporal ao ar livre.
6° A arte marajoara na construção de uma identidade
nacional
Aula expositiva abordando a utilização da temática
indianista na construção de uma identidade nacional, a sua influencia no
Art-decô brasileiro, sua utilização por intelectuais e artistas desde das
primeiras décadas do século XX.
7° Reconhecendo os artistas que usam das temáticas
indianistas
Nessa aula serão apresentados ao publico alvo, uma
coletânea de artistas brasileiros que fizeram da temática indígena forte
influencia na sua estética, contextualizando seu processo criativo e como sua
influencia culminou na divulgação da cultura indígena internacionalmente.
Aula expositiva com auxilio de imagens e texto para embasar
a apresentação.
8° Produção contemporânea da arte popular marajoara
Introdução sobre a releitura da estética Marajoara sendo
usada pelos artesãos contemporâneos do estado do Pará, contextualizando sua
criação pelo artesão mestre Cardoso e todos os desdobramentos seguidos a partir
de 1960, tecer uma correlação entre ancestralidade e a contemporaneidade e suas
demandas na sociedade atual ocidental.
Aula expositiva com uso de texto com referencias bibliográficas.
9° Feira de Icoaraci e a função do artesão ,
e, construção de esculturas
Aula pratica/teórica falando sobre a criação do polo de
Icoaraci e sua demanda industrializada em contrapartida a elaboração ao padrão
indígena ancestral e sua queima artesanal, abrir dialogo sobre essa apropriação
“Ate onde podemos classificar o artesanato Icoraciano, como uma forma de
estética indígena?”
Em um segundo momento, teremos a confecção de cerâmicas de
forma artesanal ministrado pelo discente Rafael Grillo, do curso de cerâmica do
CAC e uma queima de forma caracteristicamente indígena em parceria com o grupo
de extensão CoAr.
10° Inter vivência e encerramento do curso
Este realizar um espaço de
formação multidimensional e intercultural, pois através da convivência com as
populações pretendemos provocar nos educando um maior incentivar a pesquisa
acadêmica, a partir de ações de ensino e extensão.
A Inter vivência ocorrerá no
estado do Pará em especial nos municípios de Belém e na Ilha de Marajó

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